Internacional

Pouso forçado, neblina e orações: O que se sabe sobre suposta queda de helicóptero com o presidente do Irã

Agência O Globo - GLOBO 19/05/2024
Pouso forçado, neblina e orações: O que se sabe sobre suposta queda de helicóptero com o presidente do Irã

O Irã iniciou neste domingo uma operação de resgate no noroeste do país para encontrar um helicóptero no qual viajava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e que teria sofrido um “acidente”, anunciou a imprensa estatal. Condições climáticas desfavoráveis, incluindo uma neblina espessa, no entanto, dificultam os esforços na região, afirmou o ministro do Interior, Ahmed Vahidi, à televisão estatal.

Contexto: Helicóptero de comboio de presidente do Irã faz pouso forçado, e mau tempo atrapalha resgate, confirma ministro

Tensão: Líder supremo do Irã agradece Exército por ataques a Israel e pede que não pare de 'aprender táticas do inimigo'

A televisão estatal noticiou mais cedo que “informações não confirmadas indicam que o helicóptero que transportava o presidente Raisi sofreu um acidente na província do Azerbaijão Oriental”. Um comboio com três helicópteros transportavam a delegação presidencial. Dois aterrissaram sem problemas em Tabriz, nordeste do Irã, menos o que levava Raisi. Segundo a agência IRNA, estavam no helicóptero afetado:

O Presidente do Irã, Ebrahim Raisi;

O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian;

O Governador do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati;

O Aiatolá Mohammad Ali Ale-Hashem, representante do Líder Supremo do Irã no Azerbaijão Oriental.

Segundo a IRNA, “mais de 20 equipes de buscas, com drones e cães de resgate” foram enviados ao local. De acordo com a BBC, o chefe do Crescente Vermelho Iraniano afirmou que 40 equipes de resposta rápida estão fazendo buscas no local do pouso forçado. O porta-voz dos serviços emergenciais, Babak Yektaparast, disse que um helicóptero de resgate tentou alcançar a área, mas não pôde pousar devido à neblina intensa.

Antes do acidente

Raisi viajou neste domingo à província do Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem ao lado do presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, na fronteira entre os dois países — a terceira que ambos construíram no rio Aras, segundo publicado pela Associated Press. A visita ocorreu apesar das relações frias entre as duas nações devido a um ataque armado à Embaixada do Azerbaijão em Teerã em 2023 e às relações diplomáticas do Azerbaijão com Israel, que o Irã vê como o seu principal inimigo na região.