Internacional
Meteoro corta o céu de Portugal e clarão transforma noite em dia por um instante; vídeos
Objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 161 mil km/h, segundo instituto
Uma bola de fogo iluminou o céu de Portugal na noite deste sábado. O clarão foi visível em diversas regiões do país, e também em algumas áreas da Espanha. Segundo o Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), o objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 161 mil km/h.
Diversos vídeos foram publicados nas redes sociais registrando o clarão que transformou a noite portuguesa em dia por um instante. O meteoro foi visível pouco antes da meia-noite, e pôde ser visto em várias regiões do país, como Porto, Algarve e Miranda do Douro, além de outras partes da Península Ibérica.
De acordo com o IAA-CSIC, o meteoro se tornou visível a uma altura inicial de 122 quilômetros da superfície terrestre, e possivelmente se desintegrou a uma altura de 54 quilômetros. Foram feitas buscas por vestígios do objeto no distrito de Viseu, mas nada se encontrou.
Em entrevista ao jornal espanhol ‘Granada Hoy’, o astrofísico José María Madiedo afirmou que o meteoro possivelmente era uma rocha espacial que se desprendeu de um cometa, e que não chegou a atingir a superfície terrestre.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados