Internacional
Joe Biden afirma que Índia e Japão são 'xenofóbicos': 'Eles não querem migrantes'
Presidente dos EUA participou de um comício destinado aos americanos de origem asiática na última quarta-feira (1)
O presidente americano, Joe Biden, afirmou na quarta-feira (1), durante um comício, que tanto a China e a Rússia, rivais dos Estados Unidos, quanto a Índia e o Japão, seus aliados, são países "xenofóbicos".
Sem acordo: Netanyahu diz que não autoriza troca de reféns se acordo falar em cessar-fogo definitivo
Leia Mais: EUA acusam Rússia de usar armas químicas na Ucrânia; Kremlin nega
"Por que a China está estagnada economicamente? Por que o Japão tem problemas? E a Rússia? E a Índia? Porque são xenofóbicos. Eles não querem migrantes. Os migrantes são o que nos tornam fortes", disse Biden, de acordo com uma transcrição de suas palavras, divulgada nesta quinta-feira (2).
O democrata de 81 anos, candidato à reeleição nas eleições de novembro contra o republicano Donald Trump, fez um comício destinado aos americanos de origem asiática.
"Uma das razões pelas quais nossa economia está crescendo é por sua causa e muitos outros. Por quê? Porque damos as boas-vindas aos migrantes", insistiu Biden.
China e Rússia são rivais dos Estados Unidos, mas seus comentários sobre o Japão e a Índia surpreendem, pois desde que assumiu a presidência, Biden tem se esforçado para fortalecer os laços com os aliados asiáticos de Washington, especialmente com esses dois países. Ele, inclusive, já recebeu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o então chefe de governo japonês, Fumio Kishida, em jantares de Estado.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados