Internacional
Veto americano à resolução do Brasil foi político, dizem especialistas
Especialistas consideram o veto americano à resolução do Brasil para a crise humanitária em Gaza político e baseado na proximidade histórica entre Estados Unidos e Israel. Para eles, o poder de veto das grandes potências reduz a eficiência do Conselho de Segurança da ONU.
O professor da de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari, diz que os americanos queriam evitar que Israel parecesse isolado. Para ele, apesar do veto, levantar esse assunto teve resultado.
Israel é um aliado estratégico dos Estados Unidos, lembra o pesquisador de Política Externa, Bruno Fabricio da Silva, da Universidade Federal do ABC. Essa imparcialidade pode minar a imagem dos americanos.
Para o pós-Doutor em Direto Internacional e professor da PUC do Paraná, Eduardo Saldanha, o poder de veto tira efetividade do Conselho de Segurança.
Para o Conselho de Segurança aprovar alguma resolução é preciso apoio de pelo menos nove dos 15 membros e nenhum veto dos membros permanentes, entre eles os Estados Unidos.
Internacional Brasília 19/10/2023 - 17:56 Jacson Segundo / Alessandra Esteves Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional Conflito no Oriente Médio Resolução Veto ONU quinta-feira, 19 Outubro, 2023 - 17:56 1:47
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados