Internacional
México encontra 231 migrantes em contêiner de caminhão, sem ventilação e comida
Na carroceria do veículo encontrado na Cidade do México, havia 92 adultos, 120 menores e 18 adolescentes da Guatemala, junto com um homem de El Salvador
Agentes de migração e a polícia mexicana encontraram 231 migrantes da Guatemala e de El Salvador que viajavam no contêiner de um caminhão na noite de segunda-feira, informaram as autoridades nesta terça. Os migrantes foram localizados na rodovia que conecta a Cidade do México ao estado de Puebla, no centro do país.
"Durante a fiscalização do caminhão, ouviram-se pancadas e gritos na parte traseira. Ao abrir uma das portas, ficou exposta uma comporta (...). Podia-se ver meninas e meninos segurados por adultos", relatou o Instituto Nacional de Migração (INM), em um comunicado.
A agência acrescentou que, na carroceria do caminhão, havia 92 adultos, 120 menores e 18 adolescentes da Guatemala, junto com um homem de El Salvador. Segundo a mesma fonte, os migrantes estavam viajando sem comida ou ventilação.
Cenário: EUA reforçarão fronteira do México com 1,5 mil soldados para conter aumento da imigração irregular
Muitos migrantes em situação ilegal viajam pelas rodovias do México tentando chegar à fronteira com os Estados Unidos para buscar abrigo, ou atravessá-la de forma irregular. A maioria viaja clandestinamente, escondida em caminhões de carga, em condições de superlotação e submetida a maus-tratos nas mãos de "polleros", como são conhecidos os traficantes de pessoas.
No início de agosto, pelo menos 18 pessoas morreram, e outras 23 ficaram feridas, depois que um ônibus que transportava migrantes caiu em um barranco no estado de Nayarit, no noroeste do país.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
3A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
4EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista
-
5NO CEARÁ
Ao som de “Vai dar PT”, multidão toma as ruas de Fortaleza, no Ceará; veja vídeo