Internacional
Incêndio em posto de gasolina deixa 35 mortos e 80 feridos no Cáucaso russo
Causas da tragédia ainda não foram determinadas, mas acidentes e incêndios deste tipo são frequentes no país
Ao menos 35 pessoas morreram, dentre elas três crianças, e 80 ficaram feridas após uma explosão na segunda-feira à noite em um posto de gasolina no Daguestão, região do Cáucaso russo, informaram as autoridades locais nesta terça-feira. As causas da tragédia ainda não foram divulgadas, mas acidentes e incêndios deste tipo são frequentes na Rússia, muitos por violações das normas de segurança ou devido a instalações antigas. O Comitê de Inquérito local abriu uma investigação para apurar o acidente.
Guerra: Rússia diz ter interceptado avião militar norueguês próximo ao seu espaço aéreo
Na África: Golpe no Níger confirma aumento da influência russa em ex-colônias francesas
A explosão, que aconteceu nas proximidades de Makhatchkala, capital do Daguestão, provocou um incêndio gigantesco e uma cratera profunda no local. Edifícios próximos ao posto de gasolina foram atingidos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências às famílias das vítimas e desejou uma "rápida recuperação aos feridos", segundo um comunicado divulgado pelo Kremlin. O presidente da Bielorússia, Alexander Lukashenko, aliado de Moscou, também expressou pêsames.
No Havaí: Falta de sirenes e água ampliou destruição no Havaí, que sofre com lentidão do resgate e chegada de ajuda
Makhatchkala, com 600 mil habitantes, é a capital do Daguestão, uma república no sul da Federação da Rússia limítrofe com a Chechênia, que compartilha fronteira com Geórgia e Azerbaijão. O governador do Daguestão, Serguei Melikov, disse que a explosão aconteceu pouco antes das 22h (horário local).
— As causas e o tipo de explosão estão sendo investigados — afirmou, antes de elogiar os "atos heroicos" dos integrantes das equipes de resgate que, segundo ele, evitaram um número de vítimas ainda maior.
Segundo uma testemunha citada pelo jornal russo Izvestia, o incêndio começou em uma área com veículos estacionados e se propagou ao posto de gasolina.
— Depois da explosão, tudo caiu em nossas cabeças, não conseguíamos ver nada — explicou a testemunha, que não teve o nome divulgado.
Algumas horas depois, o incêndio, que se propagou por uma área de 600 metros quadrados, foi controlado por 260 bombeiros, informou o Ministério de Situações de Emergência. Um avião Il-76 com equipamento médico foi enviado Makhatchkala para transportar os feridos em estado grave a Moscou.
As autoridades decretaram um dia de luto nesta terça-feira no Daguestão.
— No final da investigação realizada pelas forças de segurança, nós faremos todo o possível para que a justiça triunfe e para que a segurança de todos os habitantes do Daguestão seja garantida — declarou Melikov.
Mais lidas
-
1COMPORTAMENTO
Apartamento, jatinhos e festa: O que o caso Yasmin Brunet e Vorcaro revela sobre a dinâmica dos relacionamentos sugar
-
2ELEIÇÕES 2026 | FUTEBOL E POLÍTICA
Torcidas organizadas do Palmeiras, finalista da Libertadores, participam de ato pela reeleição de Lula na Avenida Paulista; veja imagens
-
3SAÚDE
Suco verde para o café da manhã: veja como preparar essa bebida refrescante
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5EXTREMISTA EXALTADO
Panelaço contra Flávio em Maceió termina com porteiro que participava do ato com moradores e vizinhos levado pela polícia; morador denunciou intimidação bolsonarista