Geral
Por que os EUA não sofrem sanções?
Especialistas analisam a influência econômica, militar e diplomática que protege os Estados Unidos de retaliações internacionais.
Os Estados Unidos acumulam um histórico de intervenções militares, imposição de sanções unilaterais e até ameaças de anexação de territórios. Apesar disso, o país raramente enfrenta sanções econômicas, esportivas ou políticas significativas por parte da comunidade internacional.
Essa aparente "imunidade" desperta questionamentos sobre a dinâmica do poder global, a diplomacia e as regras que regem as relações internacionais. Por que os EUA conseguem intervir ou pressionar outros países sem sofrer retaliações? Qual a importância do poder econômico e do dólar como moeda de referência mundial nesse cenário? E de que forma a influência militar e alianças estratégicas, como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), blindam os Estados Unidos contra penalizações?
Para aprofundar o debate, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Carlos Eduardo Martins, professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor visitante na Universidade Johns Hopkins (EUA) em 2022, além de Roberto Goulart, professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UNB). O conteúdo já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto