Geral
Tecnologia de digitalização 3D revela inscrições e desenhos de 2.000 anos em Pompéia
Avanços tecnológicos permitem identificar registros inéditos de gladiadores e mensagens amorosas em corredor do complexo teatral romano.
Pesquisadores utilizam tecnologia 3D para desvendar vestígios históricos em Pompéia. O uso de avançadas ferramentas de digitalização 3D e fotografia digital possibilitou a identificação de inscrições e desenhos de cerca de 2.000 anos nas paredes de Pompéia, segundo o portal arqueológico Arkeonews.
As novas descobertas revelam representações de lutas de gladiadores, mensagens amorosas e outros registros que oferecem um olhar inédito sobre as emoções e o cotidiano do mundo romano. Os achados foram feitos em um corredor longo e estreito, com aproximadamente 27 metros, que atravessa o complexo teatral da antiga cidade.
Esse espaço, situado entre o Grande Teatro ao ar livre e o teatro coberto de Pompéia, era frequentado por espectadores, viajantes e moradores que deixaram gravados nomes, insultos, animais, navios e gladiadores nas paredes dos edifícios romanos.
As inscrições e desenhos, agora mais visíveis graças à tecnologia, contribuem para ampliar o conhecimento sobre a vida social e cultural da Roma Antiga.
Fonte: Arkeonews
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto