Geral

Tecnologia de digitalização 3D revela inscrições e desenhos de 2.000 anos em Pompéia

Avanços tecnológicos permitem identificar registros inéditos de gladiadores e mensagens amorosas em corredor do complexo teatral romano.

22/01/2026
Tecnologia de digitalização 3D revela inscrições e desenhos de 2.000 anos em Pompéia
Tecnologia 3D revela inscrições e desenhos milenares nas paredes do complexo teatral de Pompéia. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Pesquisadores utilizam tecnologia 3D para desvendar vestígios históricos em Pompéia. O uso de avançadas ferramentas de digitalização 3D e fotografia digital possibilitou a identificação de inscrições e desenhos de cerca de 2.000 anos nas paredes de Pompéia, segundo o portal arqueológico Arkeonews.

As novas descobertas revelam representações de lutas de gladiadores, mensagens amorosas e outros registros que oferecem um olhar inédito sobre as emoções e o cotidiano do mundo romano. Os achados foram feitos em um corredor longo e estreito, com aproximadamente 27 metros, que atravessa o complexo teatral da antiga cidade.

Esse espaço, situado entre o Grande Teatro ao ar livre e o teatro coberto de Pompéia, era frequentado por espectadores, viajantes e moradores que deixaram gravados nomes, insultos, animais, navios e gladiadores nas paredes dos edifícios romanos.

As inscrições e desenhos, agora mais visíveis graças à tecnologia, contribuem para ampliar o conhecimento sobre a vida social e cultural da Roma Antiga.

Fonte: Arkeonews

Por Sputnik Brasil