Geral
Polícia europeia desmantela maior rede de drogas sintéticas do continente
Ação conjunta fecha 24 laboratórios e apreende mil toneladas de precursores químicos em seis países europeus
A Europol anunciou o desmantelamento de uma vasta rede criminosa dedicada à produção e distribuição de drogas sintéticas em diversos países europeus, classificando a ação como "a maior operação do gênero" já realizada no continente.
"Este é um duro golpe para os grupos do crime organizado envolvidos no tráfico de drogas, particularmente drogas sintéticas", declarou Andy Kraag, Diretor do Centro Europeu de Combate ao Crime Organizado da Europol.
Durante a megaoperação, que se estendeu por um ano, autoridades fecharam 24 laboratórios industriais e apreenderam cerca de 1.000 toneladas de precursores químicos utilizados na fabricação de MDMA, anfetaminas e metanfetaminas. Mais de 85 pessoas foram presas, incluindo dois supostos líderes da organização criminosa.
A investigação teve início em 2014, após a identificação de grandes importações de precursores químicos vindos da Ásia, que eram redistribuídos na Europa com rótulos falsificados. A rede atuava principalmente na Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Espanha e República Tcheca.
Segundo informações da Reuters, um vídeo divulgado pela polícia polonesa mostra agentes armados invadindo residências de suspeitos e encontrando grandes estoques de produtos químicos armazenados em recipientes plásticos, além de equipamentos de destilação.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro terão isenção do imposto