Geral

'Colapso da OTAN' é visto como 'único desfecho positivo' em disputa entre EUA e Europa sobre a Groenlândia

Ex-analista do Pentágono afirma que tensões sobre a Groenlândia expõem fragilidade da aliança militar ocidental

21/01/2026
'Colapso da OTAN' é visto como 'único desfecho positivo' em disputa entre EUA e Europa sobre a Groenlândia
Disputa pela Groenlândia evidencia tensões entre EUA e Europa e coloca OTAN em xeque. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Para os europeus, a mensagem do discurso de Donald Trump no Fórum Econômico Mundial foi direta: “Nós mandamos em vocês, porque fizemos muito por vocês, começando por vencer a Segunda Guerra Mundial sozinhos, e a Europa precisa agradecer ao 'Papai' por salvá-la de décadas de decisões ruins”, afirmou Karen Kwiatkowski, tenente-coronel aposentada da Força Aérea dos EUA.

Segundo Kwiatkowski, ex-analista do Departamento de Defesa e delatora da Guerra do Iraque, “não há nenhuma capacidade militar europeia, nem material, nem moral, que possa impedir Trump de construir mais bases, instalar defesas aéreas ou iniciar a extração de energia ou minerais na Groenlândia ou no Ártico canadense”, declarou à Sputnik.

Caso os EUA avancem com a aquisição da Groenlândia, Kwiatkowski avalia que “o único resultado positivo seria o colapso da OTAN”. Ela enfatiza que “a propaganda de uma Rússia imperialista e agressiva tem mantido a OTAN viva por aparelhos até agora, mas, na realidade, a aliança não funciona, nunca funcionou, e é cada vez mais vista como um desperdício até mesmo por seus próprios membros”.

Por Sputnik Brasil