Geral

Gleisi Hoffmann deixará governo para disputar o Senado pelo Paraná

Ministra das Relações Institucionais confirma saída do cargo para concorrer nas eleições; PT aposta em força eleitoral no estado.

Sputinik Brasil 21/01/2026
Gleisi Hoffmann deixará governo para disputar o Senado pelo Paraná
Gleisi Hoffmann deixa ministério para disputar vaga ao Senado pelo Paraná nas eleições de 2024. - Foto: © Foto / Joédson Alves / Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, anunciou nesta quarta-feira (21) que deixará o ministério para lançar sua candidatura ao Senado pelo Paraná nas eleições deste ano.

A decisão foi confirmada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Edinho Silva. Segundo informações do jornal O Globo, o ex-deputado federal e diretor-geral da Itaipu Binacional, Ênio Verri, também é cotado como candidato do PT ao Senado, embora Verri tenha afirmado na terça-feira (20) que não pretende disputar o cargo neste pleito.

De acordo com pesquisas de intenção de voto, Gleisi aparece em segundo lugar na corrida pelo Senado no Paraná, atrás do atual governador Ratinho Jr. (PSD). A petista está numericamente empatada com a apresentadora Cristina Graeml (União), o ex-deputado Deltan Dallagnol (Novo) e o deputado federal Filipe Barros (PL).

Na avaliação da cúpula do PT, o cenário é favorável a Gleisi, já que cada estado elegerá dois senadores nas próximas eleições. Conforme apuração do O Globo, a ministra demonstra entusiasmo com a disputa deste ano.

Deputada licenciada, Gleisi foi a segunda parlamentar mais votada no Paraná em 2022, com 261.242 votos, ficando atrás apenas de Dallagnol, que obteve 344.917 votos.

Desde março de 2023, Gleisi ficou responsável pela articulação política do governo Lula, sucedendo Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde. Ao longo de sua trajetória, já chefiou a Casa Civil no governo Dilma, foi diretora da Itaipu Binacional e comandou secretarias no Mato Grosso do Sul e no Paraná, além de ter exercido mandato de senadora pelo Paraná entre 2011 e 2019.