Geral
Decreto autoriza faculdades comunitárias a receberem recursos públicos
Presidente Lula regulamenta acesso de instituições comunitárias de ensino superior a verbas do orçamento público
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (19), um decreto que regulamenta a qualificação das instituições comunitárias de ensino superior e estabelece regras para que essas entidades possam firmar parcerias com órgãos estatais e acessar recursos do orçamento público. Essas instituições, que incluem faculdades e universidades sem fins lucrativos organizadas como associações ou fundações, são geridas por conselhos comunitários compostos por representantes da sociedade civil.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o decreto permitirá que as instituições comunitárias participem de editais de fomento destinados a entidades públicas e recebam recursos orçamentários para desenvolver atividades de interesse público. "Terão a possibilidade de ser alternativa na oferta de serviços públicos, nos casos em que não são proporcionados diretamente por entidades públicas, parceiras e públicas-estatais", afirmou Santana durante a cerimônia de assinatura, realizada no Palácio do Planalto.
Notícias relacionadas:
- Enamed: mais de 69% dos cursos tiveram desempenho satisfatório.
- Associações criticam avaliação dos cursos de medicina feita pelo MEC.
- Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda.
A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, de autoridades e de representantes de faculdades comunitárias.
A medida regulamenta a Lei das Comunitárias (Lei nº 12.881/2013) e foi elaborada por um grupo de trabalho do Ministério da Educação (MEC) em 2024, com participação de especialistas do MEC, do Conselho Nacional de Educação (CNE) e de entidades como a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) e o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).
Durante o evento, o ministro Camilo Santana destacou ainda o bom desempenho das instituições comunitárias no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), realizado no ano passado. Os resultados foram divulgados nesta segunda-feira. "Isso mostra a relevância dessas instituições, muitas delas presentes em municípios que não contam com universidade pública", ressaltou.
Maria das Graças Soares da Costa, presidente da Abruc e reitora do Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), agradeceu o reconhecimento e afirmou: "Faremos uma nova história com a sua assinatura, que muito nos honra, e queremos fazê-la com toda a responsabilidade, sobretudo no dia em que também são abertas as inscrições para o Sisu [Sistema de Seleção Unificada]".
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso