Geral
Silveira se reúne com Grupo Sany na China para discutir parcerias industriais
Ministro de Minas e Energia busca atrair investimentos e fortalecer setor industrial brasileiro em encontro com multinacional chinesa.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve nesta segunda-feira (19) com representantes do Grupo Sany, na China, para avançar em "oportunidades concretas" de cooperação entre a empresa chinesa e o Brasil. Durante a visita, também foram tratadas a organização de reuniões institucionais com o presidente Lula e com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), as discussões incluíram a participação da Sany em um evento dedicado à indústria de óleo, gás e mineração no Vale do Aço, em Minas Gerais, previsto para fevereiro. Silveira foi recebido por Chen Jiayuan, membro do Conselho de Administração do Grupo Sany, e por Alex Xiao, presidente da Sany Brasil.
Segundo o MME, as possíveis áreas de cooperação abrangem a instalação de uma nova unidade industrial no Brasil para produção, montagem e distribuição de equipamentos voltados aos setores de construção pesada, mineração, óleo, gás, energia e armazenamento elétrico. Por ora, as conversas permanecem em fase de negociação.
"O projeto em análise prevê investimentos capazes de transformar o Brasil em hub industrial e tecnológico da Sany para a América Latina, fortalecendo cadeias produtivas nacionais, promovendo transferência de tecnologia, capacitação de mão de obra e impacto direto na geração de empregos e aumento da renda", destacou o ministério.
O Grupo Sany é reconhecido internacionalmente por sua atuação em máquinas pesadas, equipamentos para mineração, eletrificação de operações industriais e sistemas de armazenamento de energia por baterias (BESS). "As tecnologias desenvolvidas pela Sany estão alinhadas ao leilão de baterias programado pelo Governo do Brasil para os próximos meses, iniciativa que reforça a previsibilidade regulatória e a atratividade do ambiente de negócios no país", acrescentou o MME.
Alexandre Silveira cumpre agenda oficial no exterior até domingo (25). Após compromissos em Riade, na Arábia Saudita, o ministro seguiu para Xangai, onde também fará uma visita institucional ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso