Geral
Ministro francês diz que Europa quer convencer EUA, com firmeza e cortesia, de que não é fraca
Roland Lescure, ministro das Finanças da França, afirma que o bloco europeu responderá com determinação às novas tarifas dos EUA ligadas à Groenlândia.
A Europa pretende convencer os Estados Unidos, com firmeza e cortesia, de que não é fraca, afirmou nesta segunda-feira (19) o ministro das Finanças da França, Roland Lescure, em meio à polêmica sobre as novas tarifas anunciadas pelos EUA em razão da Groenlândia.
"Nosso objetivo nos próximos dias, semanas, trimestres e anos é convencer educada, mas firmemente, [o secretário do Tesouro] Scott Bessent de que ele está errado. A Europa não é fraca, a Europa é forte. E pode ser ainda mais forte", declarou Lescure em coletiva de imprensa ao lado do ministro alemão Lars Klingbeil. A transmissão foi realizada pelo canal do YouTube do Ministério das Finanças da Alemanha.
Anteriormente, o ministro francês já havia alertado Bessent de que qualquer tentativa de anexação da Groenlândia ultrapassaria uma "linha vermelha" e colocaria em risco as relações econômicas entre Estados Unidos e Europa.
No sábado (17), Donald Trump anunciou a imposição, a partir de fevereiro, de uma tarifa de 10% sobre produtos provenientes da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Essa alíquota será posteriormente elevada para 25% e permanecerá em vigor até que os EUA concluam um acordo para comprar a Groenlândia.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso