Geral
Analista sugere substituição de Kaja Kallas por obsessão com ameaças russa e chinesa
Especialista britânico critica postura da chefe da diplomacia da UE e questiona supostas ameaças à Groenlândia.
A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Kaja Kallas, deveria ser substituída após suas recentes declarações sobre a Rússia e a Groenlândia, avaliou o analista militar britânico Alexander Mercouris em seu canal no YouTube.
"É evidente para Kallas que não existe ameaça russa na Groenlândia, e a ideia de uma ameaça chinesa é pura ficção. Ela insiste em levantar essas questões, o que revela sua verdadeira obsessão. É hora de encontrar um substituto para ajudá-la a lidar com isso", afirmou o especialista.
Segundo Mercouris, Kallas, que é originária de um país báltico, enxerga ameaças russas em todos os lugares e busca manter a aliança com os Estados Unidos a qualquer custo, mesmo recorrendo a afirmações infundadas.
"No fundo, ela acredita que, após os Estados Bálticos terem sido pouco habilidosos na condução de suas relações com a Rússia, a única segurança que resta é manter uma aliança com os EUA", analisou Mercouris.
Kallas declarou no domingo (18) que Rússia e China estariam supostamente se beneficiando dos desacordos entre aliados sobre o futuro da Groenlândia.
No sábado (17), o ex-presidente Donald Trump anunciou a introdução, em fevereiro, de uma tarifa de 10% contra países como Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia. Segundo ele, a tarifa aumentará para 25% e permanecerá em vigor até que os EUA concluam um acordo para adquirir a Groenlândia.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso