Geral
Ilumina Maceió avança com limpeza de fios na orla de Cruz das Almas e Jacarecica
Projeto retira toneladas de fiação obsoleta e melhora a segurança e a estética das vias; serviços seguem até Jacarecica e devem contornar a AL-101 Norte.
Após concluir os trabalhos do Projeto Poste Limpo em um trecho crítico da Avenida Gustavo Paiva, no bairro Mangabeiras, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) expandiu as ações de ordenamento e limpeza da rede elétrica para a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito e a Via Litorânea, nos bairros de Cruz das Almas e Jacarecica.
O objetivo da Ilumina é finalizar os serviços na orla até Jacarecica, realizando o contorno da via e reconectando a Avenida Gustavo Paiva por meio da AL-101 Norte.
Na última semana, em parceria com a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal), a Ilumina Maceió removeu mais de 25 toneladas de fios obsoletos em um trecho de 3,3 quilômetros da Avenida Gustavo Paiva, área próxima a shoppings, supermercados, indústrias, escolas e residências.
Desde o início do projeto, em maio deste ano, já foram retiradas mais de 130 toneladas de fios desativados em oito bairros da capital. As ações começaram na orla, entre Jaraguá e Jatiúca, e avançaram para o Pontal, Centro, Mangabeiras, Antares, além de Cruz das Almas e Jacarecica.
O material removido, que antes comprometia a segurança dos pedestres e dificultava a manutenção da iluminação pública, foi substituído por uma rede mais organizada e eficiente. A iniciativa também resultou em melhorias visuais, eliminando emaranhados e gambiarras e valorizando a estética urbana, especialmente em áreas de grande circulação.
O diretor-presidente da Ilumina Maceió, Gutenberg de Melo, destaca que o Projeto Poste Limpo é realizado em regiões com intenso fluxo de pessoas, comércio forte e potencial turístico, mas, principalmente, onde há riscos à população e necessidade de intervenção urgente.
“Os serviços são executados por técnicos especializados para garantir o funcionamento das redes ativas de internet e telefonia, sem prejuízo a estabelecimentos, indústrias, comércios ou residências. A retirada de fios obsoletos, como os de internet e telefonia fora de uso, previne acidentes, incêndios e poluição visual”, explica o gestor.

Após atuar em trechos da orla e em pontos críticos, o Projeto Poste Limpo seguirá para grandes avenidas, como a Gustavo Paiva (já parcialmente atendida), Fernandes Lima, Leste-Oeste e Durval de Góes Monteiro.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil