Geral
Beneficiários com NIS final 8 recebem Auxílio Gás nesta sexta-feira
Auxílio Gás, Gás do Povo, CadÚnico, benefícios sociais
Os beneficiários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8 recebem nesta sexta-feira (19) o Auxílio Gás de dezembro, no valor de R$ 110.
Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês. Após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no final de 2022, o valor do benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg.
O benefício é pago a cada dois meses e segue o calendário do Bolsa Família, com pagamentos previstos até 23 de dezembro, para os beneficiários com NIS final 0.
O Auxílio Gás é destinado apenas a famílias cadastradas no CadÚnico, desde que ao menos um membro receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A legislação que criou o programa estabelece prioridade para mulheres responsáveis pela família e também para vítimas de violência doméstica.
Gás do Povo
Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que irá substituir gradualmente o Auxílio Gás.
No novo modelo, as famílias terão direito à recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas, em vez de receber o valor em dinheiro.
A expectativa é triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. No fim de novembro, o Gás do Povo começou a ser distribuído a 1 milhão de famílias nas capitais Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Teresina.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil