Geral
País e economia estão prontos para o fim da escala 6x1, afirma Lula em coletiva
Presidente defende que sociedade está preparada para mudanças na jornada, mas diz que proposta não partirá do governo federal.
O desejo de reduzir a jornada de trabalho é antigo no Brasil, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, ao ser questionado sobre o fim da escala 6x1.
"Não existe um único argumento que possa dizer que a sociedade brasileira não está pronta para o fim da escala 6x1", destacou Lula.
Segundo o presidente, a luta pela redução da jornada de trabalho remonta pelo menos aos anos 1980. Lula ressaltou que, atualmente, é preciso considerar os avanços tecnológicos. Como exemplo, citou a Volkswagen: há 45 anos, a montadora tinha um grande número de funcionários para produzir determinada quantidade de carros; hoje, com menos trabalhadores, a produção aumentou.
"Por que, então, não reduzir a jornada de trabalho para o trabalhador ficar mais tempo em casa, cuidar melhor da família e estudar um pouco mais?", questionou.
Apesar de se mostrar favorável ao fim do esquema 6x1, Lula frisou que a proposta para a redução da jornada não partirá do governo federal.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil