Geral

Inflação ao consumidor nos EUA sobe 0,2% entre setembro e novembro; taxa anual chega a 2,7%

Índice de preços ao consumidor avança menos que o esperado e reflete impacto da paralisação do governo norte-americano.

18/12/2025
Inflação ao consumidor nos EUA sobe 0,2% entre setembro e novembro; taxa anual chega a 2,7%
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos registrou alta de 0,2% no acumulado de setembro a novembro, conforme dados com ajustes sazonais divulgados nesta quinta-feira, 18, pelo Departamento do Trabalho. Na comparação anual, o CPI subiu 2,7% em novembro. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast previam para novembro aumentos de 0,3% no mês e 3,1% no ano, respectivamente.

Em setembro, o CPI havia apresentado alta de 0,3% na comparação mensal e avanço de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A divulgação dos dados ocorreu de forma excepcional devido à paralisação do governo dos EUA, que atingiu a duração mais longa da história do setor público norte-americano.

Núcleo do CPI

O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, avançou 2,6% na comparação anual de novembro, em linha com as expectativas do mercado. A variação mensal do núcleo do CPI para novembro não foi divulgada.

Em setembro, o núcleo do índice subiu 0,2% em relação a agosto e teve alta de 3,0% no acumulado de 12 meses.

Segundo o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS), não houve coleta de dados para outubro de 2025 devido ao shutdown, impossibilitando a obtenção retroativa dessas informações.

“Para alguns índices, o BLS utiliza fontes de dados não provenientes de pesquisas em vez de dados de pesquisa para realizar os cálculos do índice. O BLS conseguiu obter retroativamente a maior parte dos dados não provenientes de pesquisas para outubro”, explicou o órgão, acrescentando que a coleta regular dos dados do CPI foi retomada em 14 de novembro de 2025.