Geral
SP monitora gripe K e prevê antecipação da vacinação em 2026, afirma secretário
Primeiro caso da nova variante da influenza A é confirmado no Brasil; autoridades reforçam vigilância e discutem estratégias de imunização.
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da chamada "gripe K" no Brasil. De acordo com boletim da pasta, a nova variante da influenza A (H3N2) foi registrada no Pará, poucos dias após o encerramento da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP30). A circulação da variante teve início na Europa, expandiu-se pela Ásia e África, e agora preocupa também a América do Norte, onde Estados Unidos e Canadá registram aumento dos casos, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Em entrevista à Rádio Eldorado, o secretário estadual da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, destacou que o caso é isolado, mas exige atenção das autoridades. Paiva afirmou esperar que o Ministério da Saúde antecipe a vacinação contra a gripe para o final de março de 2026.
Durante a entrevista, Paiva também abordou a oferta da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes e comentou a expectativa em relação à nova vacina de dose única contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados