Geral
BCE mantém juros pela quarta vez consecutiva após alta do PIB
Banco Central Europeu opta por estabilidade nas taxas diante de inflação controlada e crescimento econômico acima do esperado.
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalteradas suas principais taxas de juros pela quarta vez consecutiva nesta quinta-feira, 18. A decisão ocorre em meio à inflação sob controle e à economia da zona do euro operando próxima do seu potencial.
Após a reunião de política monetária, o BCE confirmou a taxa de depósito em 2%, a de refinanciamento em 2,15% e a de empréstimos em 2,40%. A decisão era amplamente aguardada por analistas consultados pela Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Antes de interromper o ciclo de relaxamento monetário em julho, o BCE havia reduzido os juros em oito ocasiões, em um processo iniciado em meados do ano passado.
A manutenção dos custos dos empréstimos ocorre após dados da Eurostat indicarem que o Produto Interno Bruto (PIB) do bloco cresceu 0,3% no terceiro trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, superando a estimativa preliminar.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados