Geral
Taxas de juros sobem levemente após RPM e pesquisa eleitoral com Lula na liderança
Juros futuros registram alta em toda a curva após divulgação do Relatório de Política Monetária e pesquisa que aponta Lula como favorito em 2026.
Os juros futuros iniciaram esta quinta-feira, 18, estáveis, mas logo passaram a registrar elevação, com alta de cerca de 5 pontos-base nos vencimentos mais curtos e de 3 pontos nos mais longos. O movimento ocorre após a divulgação do Relatório de Política Monetária (RPM) e de uma nova pesquisa eleitoral.
Segundo o economista Carlos Lopes, do Banco BV, o RPM veio em linha com o comunicado anterior, tornando um corte da Selic em janeiro "pouco provável".
Na quarta-feira (17), a curva precificava em 45% a chance de corte de juros já em janeiro. Já a pesquisa AtlasIntel/Bloomberg indica que, se as eleições gerais de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, venceria todos os adversários, tanto no primeiro quanto no segundo turnos.
No cenário internacional, o dólar operava próximo à estabilidade, com viés de baixa, enquanto os rendimentos dos Treasuries recuavam.
Às 9h15, a taxa de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2027 subia para 13,875%, ante 13,826% no ajuste anterior. O DI para janeiro de 2029 avançava para 13,375%, de 13,330%, e para janeiro de 2031 subia para 13,665%, ante 13,631% do ajuste de quarta-feira.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados