Geral

Banco da Inglaterra reduz juros para 3,75% diante de desemprego elevado e desinflação

Decisão de corte de 25 pontos-base reflete cenário de inflação em queda e mercado de trabalho mais flexível no Reino Unido.

18/12/2025
Banco da Inglaterra reduz juros para 3,75% diante de desemprego elevado e desinflação
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu cortar sua principal taxa de juros em 25 pontos-base, para 3,75%, ao final da última reunião de política monetária do ano, realizada nesta quinta-feira, 18. A decisão ocorre após o banco central ter mantido os juros estáveis nos encontros de setembro e novembro.

Segundo o BoE, evidências mais sólidas de um processo de desinflação mais amplo influenciaram a escolha pelo corte. Esse movimento foi reforçado por sinais de crescimento econômico mais fraco, por um orçamento com viés desinflacionário e por um mercado de trabalho mais flexível, fatores que sustentaram a retomada do afrouxamento monetário.

O último corte de juros promovido pelo BoE havia ocorrido em agosto, dentro de um ciclo de flexibilização iniciado um ano antes e que acumulou cinco reduções consecutivas, todas de 25 pontos-base. Nas duas reuniões seguintes, o banco optou por manter as taxas inalteradas.

A decisão desta quinta-feira veio logo após a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) do Reino Unido, que apontou desaceleração da inflação anual para 3,2% em novembro — abaixo da expectativa dos analistas consultados pela FactSet, que previam manutenção em 3,6%. Em contrapartida, a taxa de desemprego subiu para 5,1% no trimestre encerrado em outubro, conforme esperado pelo mercado.