Geral

Tesouro dos EUA sanciona cartel Santa Rosa de Lima e líder

Organização criminosa mexicana é alvo de sanções por roubo de combustível e petróleo em Guanajuato; líder José Antonio Yépez Ortiz também foi incluído na lista.

17/12/2025
Tesouro dos EUA sanciona cartel Santa Rosa de Lima e líder
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA sancionou, nesta quarta-feira (17), o cartel de Santa Rosa de Lima, conhecido por obter a maior parte de sua receita ilícita a partir do roubo de combustível e petróleo no estado mexicano de Guanajuato.

Segundo comunicado do departamento, "o conflito violento entre o Santa Rosa de Lima e o notório cartel mexicano Jalisco Nueva Generación pelo controle de combustível na região tornou o estado um dos mais mortíferos do México".

De acordo com o Tesouro, as atividades do cartel contribuem para o fortalecimento de um mercado negro transfronteiriço de energia, prejudicam empresas legítimas de petróleo e gás natural dos Estados Unidos e privam o governo mexicano de receitas essenciais. O OFAC também sancionou José Antonio Yépez Ortiz, líder da organização criminosa.

O secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, afirmou: "O presidente Donald Trump fez uma promessa de buscar a eliminação total dos cartéis de drogas para proteger o povo americano. Sob minha direção, o departamento está cortando agressivamente esses criminosos do sistema financeiro dos EUA. Não importa onde ou como os cartéis estão fazendo e lavando dinheiro, nós vamos encontrar e vamos parar".

Esta ação representa mais um passo do governo Trump no combate a cartéis na América Latina. Na terça-feira, o Tesouro já havia classificado o grupo colombiano Clan del Golfo como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO, na sigla em inglês).