Geral
Fuvest anuncia mudanças nas provas para próximos vestibulares da USP
Processo seletivo terá redução no número de questões e provas mais interdisciplinares a partir de 2026
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pelo vestibular da Universidade de São Paulo (USP), anunciou nesta quarta-feira, 17, mudanças significativas nas provas dos próximos processos seletivos. As alterações, aprovadas pelo Conselho de Graduação da USP em 2024, serão implementadas de forma gradual.
Em 2026, os candidatos ao vestibular 2027 enfrentarão uma primeira fase com dez questões a menos, mantendo o mesmo tempo de prova. Serão 80 questões, em vez das atuais 90. Segundo a Fuvest, a redução permitirá que os estudantes tenham mais tempo para refletir sobre perguntas que exigem a conexão de conhecimentos de diferentes áreas.
Já em 2027, nas provas do vestibular 2028, haverá mudanças nos dois dias da segunda fase. No primeiro dia, a prova passará a abordar "Linguagens e suas Tecnologias", incluindo língua portuguesa e literatura, língua inglesa, arte e educação física. Além disso, a quantidade de questões será reduzida de dez para oito, e a redação também será aplicada nesse dia.
No segundo dia da segunda fase, a prova também terá redução: serão cobradas 10 questões, em vez das 12 atuais. Outra novidade é a diminuição dos tipos de prova, que passam de 22 para apenas seis, aplicadas conforme a carreira escolhida:
• Tipo 1: Matemática e suas Tecnologias (10 questões em abordagem pura e/ou aplicada);
• Tipo 2: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (10 questões de Biologia, Física e Química, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 3: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (10 questões de Filosofia, Geografia, História e Sociologia, em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 4: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 5: Matemática e suas Tecnologias (5 questões em abordagem aplicada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada);
• Tipo 6: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (5 questões em abordagem interdisciplinar ou isolada).
Segundo a Fuvest, a Pró-Reitoria de Graduação da USP consultará as unidades em 2026 para definir o modelo de prova de cada carreira. A relação será divulgada posteriormente.
“É importante que isso seja de conhecimento público o mais rapidamente possível para que os candidatos possam saber o que será cobrado deles na 2ª Fase do Vestibular aplicado em 2027”, afirmou Gustavo Monaco, diretor-executivo da Fuvest.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados