Geral

Venezuela denuncia à ONU 'roubo' de navio petroleiro pelos EUA

Governo venezuelano acusa os Estados Unidos de pirataria internacional após apreensão de embarcação no Caribe

16/12/2025
Venezuela denuncia à ONU 'roubo' de navio petroleiro pelos EUA
Navio petroleiro venezuelano apreendido por autoridades dos EUA no mar do Caribe, alvo de denúncia na ONU. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O governo da Venezuela formalizou nesta terça-feira (16) uma denúncia contra os Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), acusando o país de pirataria internacional.

Em carta enviada ao presidente do Conselho de Segurança da ONU, Samuel Zbogar, a chancelaria venezuelana condenou a apreensão, em 10 de dezembro, de um navio petroleiro na costa da Venezuela pelo governo do então presidente Donald Trump.

“A República Bolivariana da Venezuela denuncia e repudia energicamente o que constitui um roubo descarado e um ato de pirataria internacional, anunciado de forma pública pelo presidente dos Estados Unidos, que confessou o assalto a um navio petroleiro no mar do Caribe”, afirma o documento.

O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Iván Gil, pediu a libertação “imediata e incondicional da tripulação sequestrada”, bem como a devolução do petróleo “confiscado ilegalmente em alto-mar”.

Por Sputnik Brasil