Geral
Temporais provocam alagamentos e deixam criança soterrada em Minas Gerais
Mais de 50 trechos de rodovias foram bloqueados; menino de 5 anos foi resgatado após desabamento de muro em Sabará.
Fortes chuvas e temporais causaram alagamentos, bloqueios de rodovias e diversos estragos em Minas Gerais entre segunda-feira (15) e esta terça-feira (16). Mais de 50 trechos de estradas estaduais foram interditados devido a quedas de barreiras e alagamentos. Em cidades da Zona da Mata, como Juiz de Fora, o volume de chuva ultrapassou 100 mm em poucas horas.
Em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, um menino de 5 anos ficou soterrado após o desabamento de um muro de arrimo sobre a casa da família, no bairro Morro de São Francisco, por volta das 5h20 desta terça-feira. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas estavam na residência: dois adultos e três crianças. O menino e um adulto foram soterrados e precisaram ser resgatados. Os demais moradores sofreram ferimentos leves.
"A criança estava em parada cardiorrespiratória. Ela foi reanimada e estabilizada com apoio do Samu e da ambulância dos bombeiros, sendo encaminhada ao hospital de referência", informou o tenente Henrique Barcellos, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O menino foi entubado e permanece em estado estável no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
De acordo com o secretário da Defesa Civil de Sabará, coronel Flávio Godinho, equipes da prefeitura, da Defesa Civil e dos bombeiros avaliam a área do desabamento. Outras famílias foram retiradas do local, considerado de risco para novos deslizamentos. "Provavelmente essa casa atingida precisará ser demolida, pois não há mais estrutura para permanecer em pé", explicou Godinho. Ele destacou que o foco agora é oferecer apoio psicológico e assistencial à família.
O acumulado de chuva e a previsão de novos temporais colocaram parte de Belo Horizonte em risco geológico moderado até sexta-feira (19). "Recomenda-se atenção ao grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos", alertou a Defesa Civil da capital.
Estragos em outras regiões de Minas Gerais
A região sudoeste do Estado, onde fica Juiz de Fora, está sob alerta de grande perigo para alagamentos e deslizamentos até as 9h de quarta-feira (17), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva de 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em uma área que abrange 47 municípios.
Na noite de segunda-feira, Juiz de Fora registrou 112 mm de chuva em apenas duas horas, volume equivalente a um terço da média histórica para dezembro. Foram registrados diversos pontos de alagamento e a abertura de uma cratera devido à erosão. Até o início da tarde desta terça-feira, a cidade contabilizava 99 ocorrências relacionadas à chuva.
Outras cidades também enfrentaram problemas, com grandes volumes de chuva. Em Sete Lagoas, na região metropolitana, o Inmet registrou 74,2 mm em 24 horas.
A Defesa Civil estadual também relatou estragos em Confins, onde o asfalto de várias ruas foi arrancado pela força da água, e em Abaeté, no centro-oeste mineiro, que teve desabamentos provocados pela enxurrada.
Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, o tempo segue chuvoso nesta terça-feira na Zona da Mata, região metropolitana de BH, Campo das Vertentes e regiões oeste e central do estado. Na quarta-feira (17), a chuva deve começar ainda na madrugada e persistir ao longo do dia, com tempestades previstas para várias regiões.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados