Geral

Trump promete retaliação ao Estado Islâmico após ataque que matou 3 norte-americanos na Síria

Presidente dos EUA reage à morte de dois militares e um intérprete durante operação em Palmira e promete resposta dura ao grupo terrorista.

Sputinik Brasil 13/12/2025
Trump promete retaliação ao Estado Islâmico após ataque que matou 3 norte-americanos na Síria
Donald Trump promete resposta ao Estado Islâmico após ataque fatal a militares dos EUA na Síria. - Foto: © AP Photo / Baderkhan Ahmad

Dois militares norte-americanos e um intérprete civil foram mortos neste sábado (13) durante uma operação contra o Estado Islâmico na cidade síria de Palmira. A informação foi confirmada pelo porta-voz e conselheiro sênior do Pentágono, Sean Parnell.

Segundo publicação feita no X pelo porta-voz do Pentágono, as vítimas participavam de uma reunião considerada estratégica, parte da missão de apoio às operações em andamento contra o Estado Islâmico e o terrorismo na região. O ataque será investigado pelos Estados Unidos, acrescentou Parnell.

O presidente dos EUA, Donald Trump, lamentou publicamente a perda dos cidadãos norte-americanos por meio das redes sociais. Ele classificou o episódio como "um ataque do Estado Islâmico contra os EUA e a Síria, em uma região muito perigosa do país".

Trump prometeu retaliação e destacou que o presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, também demonstrou preocupação com o ocorrido.

"Haverá uma retaliação muito séria. Agradecemos a sua atenção a este assunto!", afirmou Trump.

Por sua vez, o porta-voz do Ministério do Interior da Síria, Noureddin al-Baba, acusou as forças da coalizão internacional liderada pelos EUA de ignorarem alertas de Damasco sobre a possibilidade de um ataque do Estado Islâmico na região. Segundo ele, as advertências foram feitas, mas não receberam a devida atenção da coalizão.