Geral

Chefe das Forças Armadas da Suécia diz que Rússia não pretende atacar a OTAN

General Michael Claesson afirma que Moscou não demonstra intenção de atacar a aliança militar, mas alerta para tentativas de enfraquecer a unidade do bloco.

Sputnik Brasil 13/12/2025
Chefe das Forças Armadas da Suécia diz que Rússia não pretende atacar a OTAN
General sueco descarta ataque russo à OTAN, mas alerta para riscos à unidade da aliança. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O chefe das Forças Armadas da Suécia, Michael Claesson, afirmou ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine que não acredita em um plano russo para atacar a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

"Se você olhar para a situação e perguntar se a Rússia quer atacar a OTAN, minha resposta é: não", declarou Claesson.

Apesar disso, o general sueco alertou para possíveis tentativas russas de minar a unidade da aliança militar, defendendo a adoção de medidas para preservar a coesão do bloco.

As declarações do militar contrastam com as do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte, que recentemente afirmou que os aliados da organização seriam o "próximo alvo" da Rússia.

Nesta semana, o chanceler russo Sergei Lavrov reiterou que Moscou não tem planos agressivos contra países membros da OTAN ou da União Europeia e que está disposto a formalizar garantias mútuas por escrito, em um documento jurídico.