Geral

Ricardo Nunes critica Enel por demora em serviço após vendaval em SP

Prefeito de São Paulo cobra agilidade da concessionária para desligamento de energia e retirada de árvore na Vila Mariana após fortes ventos.

11/12/2025
Ricardo Nunes critica Enel por demora em serviço após vendaval em SP
Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticou publicamente a Enel pela demora no desligamento da energia na região da rua Eça de Queiroz, na Vila Mariana, impedindo a retirada de uma árvore que caiu durante o vendaval que atingiu a cidade na quarta-feira, 10.

Em vídeo divulgado nesta quinta-feira, 11, Nunes afirmou: "Esta árvore caiu ontem, às 9h da manhã. Nossa equipe está aqui esperando para remover a árvore, mas a Enel não aparece para desligar a energia para removermos a árvore".

A Enel informou ter mobilizado mais de 1,5 mil equipes para atender os clientes afetados pelo temporal. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade dos ventos chegou a 98 km/h na Lapa, zona oeste — a maior já registrada pelo órgão desde o início das medições em 1963.

A reportagem entrou em contato com a Enel para comentar as críticas do prefeito. Assim que houver resposta, este texto será atualizado.

O vendaval

O fenômeno foi provocado por um ciclone extratropical formado no Sul do país nesta semana. De acordo com o Inmet, nos próximos dias, o ciclone deve se deslocar em direção ao Oceano Atlântico, permitindo a chegada de ventos menos intensos, predomínio de sol e elevação das temperaturas em São Paulo.

Ciclones extratropicais se originam do encontro entre massas de ar quente e frio em latitudes elevadas, um processo contínuo que normalmente ajuda a regular a temperatura do planeta. Embora frequentes, esses fenômenos costumam ocorrer sobre o mar e, na maioria das vezes, passam despercebidos por não apresentarem grande intensidade.