Geral

Quase 17% dos consumidores seguem sem energia em São Paulo após ventania

Fortes ventos provocaram queda de árvores e deixaram bairros e cidades da região metropolitana sem luz

11/12/2025
Quase 17% dos consumidores seguem sem energia em São Paulo após ventania
Queda de árvore sobre carro na Vila Mariana, em São Paulo, após ventania. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil.

Mais da metade desta quinta-feira (11) já se passou e a cidade de São Paulo ainda registra 16,96% dos consumidores da Enel (Ente Nazionale per l'Energia Elettrica) sem energia elétrica, reflexo das fortes ventanias que atingiram a região na quarta-feira (10).

A queda de árvores — foram 514 chamados apenas ontem para esse tipo de ocorrência — atingiu cabos da rede elétrica, deixando parte significativa da população e empresas sem luz. Na quarta-feira, mais de 2,2 milhões de clientes ficaram sem energia na Grande São Paulo.

Notícias relacionadas:

A região metropolitana também enfrenta instabilidade. Em Embu-Guaçu, 98,19% dos clientes estão sem luz. Em Embu, o índice chega a 28,95%. Já em Juquitiba, 53% dos consumidores permanecem sem energia.

No momento, segundo a Enel, 1,3 milhão de clientes seguem sem energia, número um pouco menor que o registrado pela manhã, quando eram 1,5 milhão.

Volta da energia

A Enel informou que já restabeleceu o fornecimento para 1,2 milhão dos 2,2 milhões de clientes afetados pela ventania. A concessionária afirma estar trabalhando para normalizar o serviço para cerca de 1,3 milhão de consumidores.

A empresa mobilizou 1.600 equipes que atuam nas ruas para recompor o sistema de distribuição de energia.

São Paulo (SP), 10/12/2025 - Queda de árvores sobre carros na rua Paula Ney, na Vila Mariana. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Segundo a Enel, pontos mais críticos da região metropolitana exigem a substituição de postes, transformadores e cabos.