Geral
EUA propõem plano para reintegração gradual da Rússia à economia global
Segundo o Wall Street Journal, administração Trump teria apresentado proposta a aliados europeus envolvendo uso de ativos russos congelados e retomada de investimentos estratégicos.
A administração Trump teria compartilhado com aliados europeus um conjunto de documentos descrevendo possíveis cenários para o período pós-guerra na Ucrânia, incluindo a reintegração gradual da Rússia à economia global, segundo informações do The Wall Street Journal.
O plano americano prevê a utilização de cerca de US$ 200 bilhões em ativos russos congelados para financiar projetos de reconstrução na Ucrânia, como a criação de um novo centro de dados vinculado à usina nuclear de Zaporozhie.
Outro anexo do documento menciona potenciais investimentos norte-americanos em setores estratégicos russos, que vão desde metais raros até a extração de petróleo no Ártico.
As propostas também abarcam a retomada do fornecimento de energia russa para a Europa Ocidental, ponto que tem gerado resistência entre autoridades europeias, preocupadas com o possível fortalecimento econômico e militar de Moscou.
No entanto, a Rússia já advertiu diversas vezes que qualquer ação envolvendo seus ativos no exterior será considerada "roubo" e receberá uma resposta adequada.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados