Geral
USMCA pode ser encerrado, revisado ou renegociado; decisão cabe a Trump, diz Greer
Representante Comercial dos EUA afirma que todas as opções estão em análise para o acordo com México e Canadá; postura diante da China e tarifas também foram discutidas.
O Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, afirmou nesta quarta-feira, 10, que o acordo comercial entre EUA, México e Canadá (USMCA) pode ser encerrado, revisado ou renegociado, a depender da decisão do presidente norte-americano, Donald Trump.
Durante evento promovido pelo Atlantic Council, Greer destacou que "todas as opções estão na mesa" para o futuro do USMCA, ressaltando a necessidade de revisar as regras de origem não automotivas previstas no acordo.
Sobre a possibilidade de a Suprema Corte abolir as tarifas da Lei dos Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), implementadas em 2 de abril por Trump, Greer ponderou que os Estados Unidos podem recriar as receitas tarifárias por meio de "outras medidas".
Segundo o representante, os dados econômicos relacionados ao comércio estão evoluindo positivamente, e o país não permitirá que a regulamentação da tecnologia digital seja terceirizada, citando como exemplo a recente multa aplicada pela União Europeia à rede social X.
Em relação à China, Greer afirmou que o objetivo dos EUA é buscar um comércio mais equilibrado e gerenciado. "Trump está focado em laços construtivos com a China", concluiu.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista