Geral

Powell descarta alta de juros nos EUA e destaca consenso no Fed

Presidente do Federal Reserve afirma que aumento dos juros não está no cenário base e reforça debate entre manutenção e corte das taxas.

10/12/2025
Powell descarta alta de juros nos EUA e destaca consenso no Fed
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell - Foto: Reprodução / Instagram

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (data não informada) que a possibilidade de elevação dos juros nos Estados Unidos não faz parte do cenário base de nenhum dos dirigentes do Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC).

“A discussão está entre manter ou cortar mais os juros”, declarou Powell a jornalistas, ressaltando que uma alta “não está no horizonte” do FOMC.

Questionado sobre as divergências internas, Powell comentou que a decisão de hoje contou com três votos dissidentes, algo que não ocorria desde 2019, segundo a imprensa norte-americana. “É incomum termos tensão persistente entre ambos os mandatos do Fed; os votos refletem isso”, afirmou.

O presidente do Fed explicou que as discussões no FOMC giram em torno de avaliar qual é o maior risco para a economia americana, mas destacou que o debate é “respeitoso” e há certo consenso. Como exemplo, citou que a decisão de hoje, pelo terceiro corte consecutivo de 25 pontos-base, teve amplo apoio: “Tivemos apoio de nove de 12 membros”, ressaltou.

Powell reafirmou que o Fed está bem posicionado para aguardar e observar como a economia se comporta após os recentes cortes de juros. Ele acrescentou que os dados a serem publicados até a primeira decisão de juros de 2026 serão analisados com atenção e “olhar cético”. “Receberemos uma quantidade considerável de dados”, concluiu.