Geral

Powell diz que cenário para inflação e emprego nos EUA pouco mudou desde outubro

Presidente do Fed afirma que mercado de trabalho esfria gradualmente e preços seguem elevados, após decisão sobre juros.

10/12/2025
Powell diz que cenário para inflação e emprego nos EUA pouco mudou desde outubro
Jerome Powell - Foto: Arquivo

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira, 10, que as perspectivas para a inflação e o emprego nos Estados Unidos não mudaram significativamente em relação a outubro. Segundo ele, o mercado de trabalho está esfriando de forma gradual e os preços permanecem elevados.

"Embora dados importantes do governo federal dos últimos meses ainda não tenham sido divulgados, informações disponíveis do setor público e privado sugerem que as perspectivas para o emprego e a inflação não mudaram tanto desde nossa reunião em outubro", declarou Powell em coletiva de imprensa, realizada após a decisão do Fed sobre a taxa de juros.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) reduziu a taxa dos Fed Funds em 25 pontos-base, para o intervalo entre 3,50% e 3,75% ao ano, movimento amplamente esperado pelo mercado financeiro. Esta foi a terceira redução dos juros pelo banco central americano em 2024.

Powell reforçou o compromisso do Fed com seu duplo mandato: buscar o máximo emprego e manter a estabilidade de preços.

A decisão do FOMC, no entanto, não foi unânime. Três dirigentes com direito a voto — Stephen Miran, diretor; Jeffrey Schmid, presidente da distrital de Kansas City; e Austan Goolsbee, presidente da distrital de Chicago — divergiram da maioria.

O presidente do Fed também comentou que o comitê decidiu iniciar compras de títulos do Tesouro de curto prazo com o objetivo exclusivo de manter um amplo suprimento de reservas ao longo do tempo. Segundo Powell, essa medida contribuirá para o controle eficaz da política monetária dos Estados Unidos.