Geral

Ventos fortes obrigam aeronave a arremeter e desviar pouso em São Paulo

Voo da Azul que partiu de Curitiba precisou pousar em Viracopos após tentativa frustrada em Congonhas devido ao ciclone extratropical.

10/12/2025
Ventos fortes obrigam aeronave a arremeter e desviar pouso em São Paulo
Voo da Azul arremete em Congonhas e pousa em Viracopos devido a ventos fortes em São Paulo.

O voo 5037 da Azul, que partiu na manhã desta quarta-feira (10) de Curitiba com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, não conseguiu pousar na capital paulista devido aos fortes ventos provocados por um ciclone extratropical. A aeronave precisou arremeter e foi desviada para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), onde pousou em segurança às 13h06.

Segundo relatos de passageiros, a turbulência acompanhou o voo desde a decolagem em Curitiba até a aproximação em São Paulo, quando a arremetida tornou-se necessária por conta das condições meteorológicas adversas. Após a manobra, o avião alternou para Viracopos, onde o desembarque ocorreu sem intercorrências.

Após o desembarque, um passageiro precisou de atendimento médico e recebeu alta por volta das 15h, acompanhado por um colega de viagem.

De acordo com o Consórcio Aeroportos Brasil, responsável por Viracopos, o terminal segue operando normalmente, aberto para pousos e decolagens. Entre 9h45 e 14h40, nove voos provenientes de São Paulo foram desviados para Campinas devido às condições meteorológicas: sete de Congonhas e dois de Guarulhos.

A concessionária Aena, que administra Congonhas, informou às 16h15 que o aeroporto operava normalmente, aberto para pousos e decolagens. No entanto, foram canceladas 45 chegadas e 48 partidas nesta quarta-feira, em razão dos ventos fortes, com rajadas superiores a 90 km/h, decisões operacionais das companhias aéreas, determinação do controle de tráfego aéreo e ajustes na malha aérea.

"A Aena recomenda que os passageiros com viagens programadas entrem em contato com as companhias aéreas para verificar a situação de seus voos", orientou a concessionária em nota.

Notícias relacionadas: