Geral
STF inicia julgamento do marco temporal das terras indígenas
Supremo dedica sessão às sustentações orais; decisão sobre o marco temporal será tomada em data futura.
O Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta quarta-feira (12) o julgamento de quatro processos relacionados ao marco temporal para demarcação de terras indígenas. Lideranças indígenas acompanham a sessão no plenário da Corte.
A sessão de hoje é dedicada exclusivamente às sustentações orais das partes envolvidas, sem votação dos ministros neste momento.
A data da deliberação será marcada posteriormente. Esse procedimento, adotado durante a gestão do ex-presidente do STF, Luís Roberto Barroso, permite que os ministros ouçam os argumentos das partes e proferem seus votos em uma nova sessão, após reflexão sobre as defesas apresentadas. A medida é utilizada em julgamentos de grande relevância nacional.
Dois anos após declarar o marco temporal inconstitucional, o STF volta a discutir o tema.
Em 2023, o Supremo considerou o marco temporal inconstitucional. Na ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o projeto de lei aprovado pelo Congresso que validava a regra, mas o veto foi posteriormente derrubado pelos parlamentares.
Com isso, voltou a prevalecer o entendimento de que os indígenas só teriam direito às terras que estavam sob sua posse em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estivessem em disputa judicial naquela época.
Após a derrubada do veto presidencial, partidos como PL, PP e Republicanos protocolaram ações no STF para garantir a validade do projeto de lei que reconheceu a tese do marco temporal.
Por outro lado, entidades representativas dos povos indígenas e partidos governistas também recorreram ao Supremo para contestar novamente a constitucionalidade da tese.
Em paralelo ao julgamento no STF, o Senado aprovou ontem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 48/23, que busca inserir a tese do marco temporal na Constituição.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados