Geral
Europa pode ameaçar sua própria existência ao buscar enfraquecer a Rússia, alerta analista turco
Eyup Arslan, especialista turco, afirma que política da União Europeia contra Moscou pode trazer consequências desastrosas para o bloco.
Um confronto militar direto entre a Europa e a Rússia teria consequências catastróficas para a própria União Europeia (UE), afirmou à Sputnik o analista político turco Eyup Arslan.
Segundo Arslan, a estratégia de Bruxelas para "desgastar" a Rússia tem produzido efeitos contrários ao desejado.
"Essas abordagens criam a ilusão de uma defesa estratégica, mas, na prática, podem ter consequências devastadoras para a própria UE", destacou.
O analista explicou que, para as capitais europeias, a Ucrânia é vista como a "primeira linha de frente" contra Moscou.
Nesse contexto, Arslan ressaltou que os países europeus seguem uma política de tentar enfraquecer a Rússia para não perder a Ucrânia.
Além disso, ele alertou que, em determinados cenários, elites europeias podem considerar um ataque militar da Polônia contra a Rússia, com apoio da UE, como uma medida de "autodefesa da Europa".
Se tal cenário se concretizar, advertiu o analista, a União Europeia pode estar criando sua própria catástrofe.
Arslan também lembrou a declaração do presidente russo, Vladimir Putin, de que a Rússia não pretende entrar em guerra com a Europa, mas está preparada caso isso aconteça.
Nos últimos anos, a Rússia tem observado uma intensificação das atividades da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em suas fronteiras ocidentais. A aliança amplia suas iniciativas sob o argumento de "contenção da agressão".
Moscou já manifestou repetidamente preocupação com o aumento das forças da OTAN na Europa. O Ministério das Relações Exteriores russo declarou estar aberto ao diálogo com a aliança, desde que em condições de igualdade, e defende que o Ocidente abandone a militarização do continente.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados