Geral

Motoristas de ônibus de SP entram em greve por atraso no 13º salário

Sindimotoristas aponta falta de pagamento do benefício; prefeitura diz que repasses estão em dia.

09/12/2025
Motoristas de ônibus de SP entram em greve por atraso no 13º salário
Motoristas de ônibus de São Paulo paralisam atividades após atraso no pagamento do 13º salário.

Motoristas de ônibus do município de São Paulo iniciaram uma greve no fim da tarde desta terça-feira (9), devido ao não pagamento do 13º salário pelas empresas de transporte, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindimotoristas).

O prefeito Ricardo Nunes classificou como inaceitável a postura das empresas e afirmou estar tomando "todas as medidas" para garantir o pagamento aos trabalhadores. De acordo com o prefeito, a administração municipal está "em dia" com os repasses para as empresas concessionárias.

“Eu vou tomar todas as medidas para que o trabalhador tenha o direito de receber o 13º. Não achem eles [as empresas concessionárias] que vão fazer uma pressão para cima da prefeitura. Eu não vou aceitar. Essa atitude é inaceitável”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes em vídeo publicado nas redes sociais.

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo foi procurado, mas ainda não se manifestou sobre o não pagamento do benefício aos motoristas.

Às 19 horas, os terminais de ônibus registravam grande aglomeração de passageiros. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade contabilizava 1.353 quilômetros de ruas congestionadas.