Geral
China afirma que tarifas mais altas impactam negativamente a economia mundial
Primeiro-ministro Li Qiang destaca efeitos das restrições comerciais em fórum internacional realizado em Pequim
O primeiro-ministro da China, Li Qiang, afirmou nesta terça-feira que tarifas mais altas impuseram um “golpe severo” à economia mundial, mesmo com o superávit comercial chinês superando US$ 1 trilhão.
As declarações foram feitas durante um fórum com as principais organizações internacionais, em Pequim, enquanto os líderes chineses participam da reunião anual de planejamento econômico do país.
“Desde o início deste ano, vimos o uso da ‘vara’ das tarifas ao redor do mundo, com medidas restritivas crescentes sobre a economia e o comércio, o que deu um golpe severo na economia global”, afirmou Li, sem citar diretamente o presidente dos EUA, Donald Trump, e suas políticas tarifárias.
Li acrescentou ainda que, conforme a situação evolui, os efeitos prejudiciais das tarifas — que afetam tanto outros países quanto os próprios aplicadores — tornam-se cada vez mais evidentes. “Os apelos para defender o livre comércio estão cada vez mais fortes”, disse, dirigindo-se a representantes do Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização Mundial do Comércio.
Fonte: The Associated Press
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico