Geral
Moraes determina soltura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio
Rodrigo Bacellar deixa prisão após decisão do STF; deputado seguirá afastado da presidência da Alerj e terá de cumprir medidas cautelares.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (9) a soltura do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil).
A decisão foi tomada após a Alerj informar ao ministro o resultado da votação que derrubou a ordem de prisão expedida pelo próprio Moraes na semana passada.
Com a decisão, Bacellar permanecerá afastado da presidência da Alerj e deverá cumprir uma série de medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar, proibição de contato com outros investigados, suspensão do porte de arma e entrega dos passaportes.
A deliberação dos deputados estaduais está prevista na Constituição Federal. Quando a Justiça determina a prisão de um parlamentar federal ou estadual, a medida precisa ser confirmada pela respectiva Casa legislativa.
Bacellar foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) que apura o vazamento de informações sigilosas envolvendo a investigação sobre o deputado estadual TH Joias.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico