Geral

Aneel define 1º de janeiro de 2026 como data efetiva da interligação do sistema de Boa Vista

Roraima será integrado ao Sistema Interligado Nacional, encerrando o isolamento energético do estado

09/12/2025
Aneel define 1º de janeiro de 2026 como data efetiva da interligação do sistema de Boa Vista
Aneel define 1º de janeiro de 2026 como data efetiva da interligação do sistema de Boa Vista

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira, 9, o dia 1º de janeiro de 2026 como data efetiva para a interligação do sistema isolado de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Embora o anúncio do marco tenha ocorrido em setembro, a decisão se consolida agora com a autorização para a operação comercial das instalações de transmissão que viabilizam a integração plena dos sistemas.

De acordo com a determinação da Aneel, os agentes geradores deverão concluir a implantação e a operacionalização dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMF) até, no máximo, 30 de junho de 2026. Nesse mesmo prazo, também será necessário realizar a adesão, o cadastramento e a modelagem dos ativos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Em caso de descumprimento das normas, os agentes estarão sujeitos a penalidades, incluindo, em último caso, a suspensão da operação comercial. A Linha de Transmissão Manaus - Boa Vista completa o mapa energético brasileiro, integrando Roraima, o último estado do país que permanecia isolado. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), foram investidos R$ 3,3 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão.

A Roraima Energia segue como distribuidora do estado, enquanto a Eletronorte é responsável pela transmissão nas instalações da subestação Boa Vista, anteriormente pertencente ao sistema isolado. Conforme o governo, a interligação permitirá o desligamento de diversas usinas térmicas, proporcionando economia ao setor elétrico.