Geral
Aneel define 1º de janeiro de 2026 como data efetiva da interligação do sistema de Boa Vista
Roraima será integrado ao Sistema Interligado Nacional, encerrando o isolamento energético do estado
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu nesta terça-feira, 9, o dia 1º de janeiro de 2026 como data efetiva para a interligação do sistema isolado de Boa Vista ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Embora o anúncio do marco tenha ocorrido em setembro, a decisão se consolida agora com a autorização para a operação comercial das instalações de transmissão que viabilizam a integração plena dos sistemas.
De acordo com a determinação da Aneel, os agentes geradores deverão concluir a implantação e a operacionalização dos Sistemas de Medição para Faturamento (SMF) até, no máximo, 30 de junho de 2026. Nesse mesmo prazo, também será necessário realizar a adesão, o cadastramento e a modelagem dos ativos na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Em caso de descumprimento das normas, os agentes estarão sujeitos a penalidades, incluindo, em último caso, a suspensão da operação comercial. A Linha de Transmissão Manaus - Boa Vista completa o mapa energético brasileiro, integrando Roraima, o último estado do país que permanecia isolado. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), foram investidos R$ 3,3 bilhões em aproximadamente 725 km de extensão.
A Roraima Energia segue como distribuidora do estado, enquanto a Eletronorte é responsável pela transmissão nas instalações da subestação Boa Vista, anteriormente pertencente ao sistema isolado. Conforme o governo, a interligação permitirá o desligamento de diversas usinas térmicas, proporcionando economia ao setor elétrico.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico