Geral

Grupo suspeito de fraudes bilionárias é alvo de operação em SP

Polícia Civil cumpre mandados em Campinas, Hortolândia e São Paulo contra organização que teria movimentado R$ 6 bilhões em fraudes financeiras.

09/12/2025
Grupo suspeito de fraudes bilionárias é alvo de operação em SP
Grupo suspeito de fraudes bilionárias é alvo de operação em SP

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (9), a Operação Azimut contra uma organização criminosa suspeita de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro.

Ao todo, são cumpridos 12 mandados de busca e 12 de prisão temporária nas cidades de Campinas, Hortolândia e na capital paulista. Até o momento da publicação, sete suspeitos já haviam sido detidos. Os nomes dos investigados não foram divulgados, e as defesas não foram localizadas.

Segundo as investigações, o grupo utilizava acessos ilegais a sistemas financeiros para realizar transferências bancárias não autorizadas, causando prejuízos significativos a empresas e instituições financeiras. As identidades das companhias afetadas não foram divulgadas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os valores obtidos de forma ilícita eram movimentados por meio de empresas e contas usadas para ocultar a origem do dinheiro.

Em dois anos, os suspeitos teriam movimentado cerca de R$ 6 bilhões, valor supostamente proveniente de diversas fraudes contra instituições financeiras.

A Operação Azimut é conduzida pela 2ª Delegacia de Crimes Cibernéticos (DCCiber) e conta com a atuação de pelo menos 40 agentes no cumprimento das ordens judiciais, com o objetivo de identificar outros envolvidos e reunir provas para o aprofundamento das investigações.