Geral
Vala comum com 80 restos mortais humanos é encontrada no noroeste do Equador
Descoberta em Esmeraldas reforça clima de insegurança e aumento da violência no país sul-americano
Pelo menos 80 restos mortais humanos foram encontrados em uma vala comum na província de Esmeraldas, no noroeste do Equador, segundo informações do jornal Ecuavisa neste domingo (7).
De acordo com o veículo, "a sede da Criminalística Subzonal de Esmeraldas relatou a descoberta de uma vala comum contendo vários esqueletos no setor de Bendición de Dios, cantão de Esmeraldas".
Os agentes confirmaram que a vala abrigava cerca de 80 ossadas humanas, segundo a Ecuavisa.
Até o momento, não há indícios de como os restos mortais chegaram ao local nem registros de prisões relacionadas ao caso. Não foram divulgadas declarações oficiais sobre o episódio.
O Equador tem registrado dezenas de casos de desaparecimentos forçados após operações militares de segurança, conforme relatório da Procuradoria-Geral do Estado, desde 2023.
Em 9 de janeiro, a violência no país ganhou repercussão internacional após uma emissora de televisão ser invadida por criminosos durante a transmissão ao vivo de um telejornal.
Após o ataque, o presidente Daniel Noboa declarou estado de emergência e decretou toque de recolher a partir das 23h. Mais de 1,7 mil pessoas foram presas, de acordo com informações do gabinete presidencial.
O promotor César Suárez, responsável pelas investigações da invasão ao canal TC Televisión, foi assassinado dias depois, em Guayaquil.
Até 2018, o Equador registrava uma taxa de homicídios de 5,8 por 100 mil habitantes e era considerado um dos países mais seguros da América do Sul. Desde então, esse índice mais do que quadruplicou e várias regiões do país passaram a ser dominadas por facções criminosas, fortalecidas pelo apoio de cartéis colombianos e mexicanos.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista