Geral
Comparecimento em eleição de Hong Kong cresce, apesar de polêmica sobre incêndio
Participação sobe para 31,9%, superando 2021, mas segue distante dos níveis anteriores à reforma eleitoral, que restringiu a oposição.
Cerca de um terço dos eleitores registrados de Hong Kong compareceu às urnas neste domingo, 7, para eleger um novo Parlamento de 90 integrantes. O aumento no comparecimento evitou um constrangimento para o governo local, mas não significou um endosso expressivo à reforma eleitoral, que excluiu a oposição antes atuante no território chinês.
A taxa de participação alcançou 31,9%, superando os 30,2% registrados em 2021, na primeira eleição sob o novo sistema. Ainda assim, o índice permanece bem abaixo dos patamares anteriores à reforma, quando a participação ultrapassava 50%.
Desde a repressão que restringiu a dissidência, muitos dos 4,1 milhões de eleitores da cidade, especialmente apoiadores da democracia, afastaram-se da política. Atualmente, candidatos precisam passar por uma triagem para garantir alinhamento com o governo chinês. Segundo as autoridades, as mudanças visam garantir estabilidade após os protestos de 2019.
Para incentivar a participação, o governo investiu em uma ampla campanha: ampliou o número de locais de votação, estendeu o horário das urnas e promoveu debates entre candidatos. Mesmo assim, a insatisfação pública com o governo, agravada pelo incêndio em um conjunto de apartamentos que matou ao menos 159 pessoas no mês passado, ameaçava desmotivar parte do eleitorado.
No fim, o comparecimento foi suficiente para elevar levemente a taxa em relação ao pleito anterior.
Na véspera da votação, as autoridades chinesas convocaram a imprensa estrangeira para uma reunião incomum, alertando sobre a necessidade de respeito às leis de segurança nacional da cidade.
Fonte: Associated Press.
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil