Geral
Confiança do consumidor paulista permanece estável em novembro, aponta ACSP
Índice de Confiança do Consumidor Paulista se mantém em 98 pontos; expectativa para renda e emprego melhora, mas percepção sobre situação financeira atual ainda preocupa.
A confiança do consumidor paulista permaneceu estável em 98,0 pontos na comparação entre outubro e novembro, de acordo com o Índice de Confiança do Consumidor Paulista (ICCP), elaborado pela PiniOn para o Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). Leituras abaixo dos 100 pontos indicam avaliações pessimistas sobre a conjuntura econômica.
No recorte por classes sociais, o ICCP aponta aumento na confiança das classes C, D e E, enquanto houve redução entre as classes A e B em novembro.
Segundo a pesquisa, as famílias demonstraram piora na percepção sobre sua situação financeira atual, especialmente devido à redução da segurança no emprego.
Por outro lado, as expectativas futuras em relação à renda e ao emprego apresentaram melhora.
São Paulo registra avanço na confiança do consumidor
Na cidade de São Paulo, especificamente, o ICCP atingiu 89 pontos em novembro, representando alta de 2,3% em relação a outubro. Apesar da melhora na margem, a avaliação das famílias na capital paulista ainda permanece no campo pessimista.
No detalhamento por classe social, o índice mostrou avanço da confiança na classe C, queda entre as classes A e B, e estabilidade nas classes D e E na cidade de São Paulo.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados