Geral
Fenômeno ZCAS provoca tempestades em cinco estados neste fim de semana
Sistema meteorológico intensifica chuvas em Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso até domingo.
O primeiro fim de semana de dezembro será marcado por chuvas intensas em diversas regiões do País. Um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por precipitações fortes e persistentes, pode provocar grandes acumulados de chuva, conforme informações do Climatempo.
Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso estão entre os estados que podem registrar mais de 100 milímetros de chuva durante o período de atuação do fenômeno, que segue ativo até domingo.
Entenda os impactos do fenômeno
Segundo o Climatempo, quando a ZCAS se estabelece, uma extensa faixa de nuvens carregadas permanece sobre o Brasil por vários dias consecutivos, atingindo áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e, em alguns casos, o Nordeste. A influência sobre os estados da região Sul é rara, mas pode ocorrer eventualmente.
Fenômenos globais como El Niño e La Niña influenciam a formação da ZCAS. O aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial central e leste, característico do El Niño, tende a dificultar a organização da ZCAS, enquanto o resfriamento dessas águas, típico do La Niña, favorece a formação do sistema.
De acordo com atualizações da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgadas nesta semana, os próximos meses devem ser influenciados pelo La Niña, com temperaturas acima da média e chuvas dentro do padrão típico do fenômeno.
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados