Geral
Formação destaca estratégias para inclusão de estudantes com TEA
Evento reúne 1.800 profissionais de apoio escolar para aprimorar práticas com crianças autistas
Com o objetivo de fortalecer as políticas de inclusão e garantir o direito à aprendizagem de crianças autistas, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) promoveu, nesta quinta-feira (4), no Centro Cultural do Cesmac, a formação "FormaPAE: Transtorno do Espectro Autista na Escola: Manejo Comportamental e Autorregulação". O evento foi direcionado a profissionais de apoio escolar.
A iniciativa, que reuniu 1.800 participantes, é fruto de parceria entre a Semed, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e a Instituição Incluir Mais, por meio do Projeto de Formação Continuada.
“A formação é um tema central, pois reconhecemos a importância de somar esforços e compartilhar experiências. Nossa trajetória na Secretaria de Educação é marcada pela ênfase na formação continuada. Iniciamos esse trabalho há 40 anos e, com o tempo, essa iniciativa tem se consolidado, promovendo uma educação que valoriza o acolhimento e reconhece o trabalho fundamental realizado nas escolas”, destacou a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Tânia Almeida, durante a abertura do evento.
A programação contou com as palestras “Manejo Seguro no TEA”, ministrada por Elton Silva de Lima, e “CAA e Inclusão Escolar”, apresentada por Emilly Carla, além de momentos de diálogo e troca de experiências. O evento também teve apresentações culturais: Capoeira e Maculelê com estudantes da Escola Municipal Zumbi dos Palmares, pela manhã, e Folguedo Natalino com alunos do Instituto Desenvolv, à tarde.
“É uma iniciativa que reafirma o compromisso da secretaria com uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade. Sabemos que o profissional de apoio escolar desempenha um papel fundamental no cotidiano das crianças e estudantes, contribuindo diretamente para a construção de vínculos, para a mediação das aprendizagens e para a promoção da autonomia. Por isso, investir em qualificação e em espaços de diálogo é investir no direito à educação de todos”, ressaltou Pollyana Satírio, coordenadora da Educação Especial da Semed.
Catharina Alves, que atua como profissional de apoio escolar na creche José Orlando Cajé, reforçou a importância da formação. “Conseguimos ampliar nosso conhecimento. Neste caso, aprender a lidar melhor com situações de crise das crianças, como intervir de forma adequada, ajudando a criança sem prejudicá-la e cuidando para que nós, profissionais, também não nos machuquemos. Eu acho muito importante”, relatou.
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