Geral

Premiado pelo jornalismo, Instituto Palavra Aberta é referência nacional para a liberdade de expressão

04/12/2025
Premiado pelo jornalismo, Instituto Palavra Aberta é referência nacional para a liberdade de expressão

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) celebrou, nesta quinta-feira (4),o trabalho do Instituto Palavra Aberta, entregando o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa, um reconhecimento à sua atuação exemplar na defesa da liberdade de expressão, da imprensa e no combate à desinformação.


Educação que transforma


Ao receber o prêmio, Patrícia Blanco, presidente do Instituto, destacou os avanços da entidade:

’Nesses 15 anos, o Palavra Aberta cresceu, se fortaleceu e se tornou nacional, com presença em todos os estados, especialmente por meio do EducaMídia.’

Em 2025, o Instituto impactou mais de 3 milhões de estudantes, ampliando ações em parceria com redes estaduais e reforçando seu papel como agente de transformação.



Fortalecimento do jornalismo


O Instituto também ampliou sua atuação no fortalecimento do jornalismo profissional, no combate à violência contra jornalistas e na construção de políticas públicas que promovem a educação midiática e digital no país.

Um marco importante, segundo Patricia, foi a inclusão da educação midiática na BNCC e sua instituição como diretriz pelo MEC, tornando-a obrigatória a partir de 2026. Um avanço histórico para o Brasil.



Público diverso, impacto crescente



O Palavra Aberta hoje atua com um ecossistema amplo:

Formuladores de políticas públicas professores e gestores jovens e famílias público 60+.

’Tudo com foco no pensamento crítico, no uso responsável das tecnologias e na valorização do papel de cada pessoa como produtora e consumidora de informação’, disse Patricia.

Ela reforçou o que consudera um ponto essencial:

’Sem educação midiática, não existirá audiência crítica.

Sem audiência crítica, não há jornalismo de qualidade.

E sem jornalismo independente, não há democracia.’

A mensagem, disse ela, sublinha o elo direto entre jornalismo, liberdade de expressão, direitos humanos e participação cidadã, pilares de uma sociedade verdadeiramente livre e plural.

A presidente do instituto disse que o prêmio reforça valores que sustentam desde sua criação: defesa intransigente da liberdade de expressão valorização do jornalismo profissional promoção da educação midiática como base para uma sociedade democrática.

📲 Mais informações: https://anj.org.br/