Geral

ANJ homenageia Instituto Palavra Aberta com seu Prêmio de Liberdade de Imprensa

04/12/2025
ANJ homenageia Instituto Palavra Aberta com seu Prêmio de Liberdade de Imprensa

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) entregou hoje à equipe do Instituto Palavra Aberta, referência nacional na defesa da liberdade de expressão, da imprensa e no combate à desinformação, o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa 2025.



A premiação foi entregue à presidente do Instituto, Patricia Blanco, pelo presidente do Conselho de Liberdade de Imprensa da ANJ, Francisco Mesquita Neto, e pelo presidente-executivo da entidade, Marcelo Rech.



’Celebramos hoje o trabalho do Instituto Palavra Aberta, uma iniciativa coletiva e inovadora que, há 15 anos, parece ter antecipado com precisão o mundo em que vivemos: um ambiente cada vez mais digital, no qual o grande desafio gira em torno de um conceito que está longe de ser modismo ou mero jogo de palavras: a integridade da informação’, disse Mesquita Neto.



’Na prática, o Palavra Aberta, por meio de sua vibrante equipe, liderada pela nossa querida Patrícia Blanco, defende de forma incansável algo essencial para qualquer sociedade que deseja permanecer livre e avançar: as liberdades de imprensa e de expressão, o direito de anunciar, o acesso à informação e ao conhecimento e, sobretudo, a participação crítica e construtiva no ambiente online. Em outras palavras, a cidadania’, afirmou o publisher do Grupo Estado.



“O prêmio reconhece a trajetória do instituto como referência nacional na proteção do jornalismo, na promoção da cidadania informacional e no incentivo a práticas voltadas a uma sociedade mais justa e plural. Ao longo de seus 15 anos, o Palavra Aberta se tornou uma das principais instituições em defesa da liberdade de expressão e de imprensa no Brasil. E foi além, atuando também de forma estrutural contra a desinformação, ao estender sua abrangência para a cada vez mais necessária educação midiática’, disse Rech.



📲 Mais informações: https://anj.org.br/